24 janeiro 2010

Google Reader (ou qualquer outro site) num separador do Thunderbird 3

Caso alguém que costume visitar este blog seja como eu, então provavelmente partilha um problema comigo: o uso vários serviços online, mas sem querer que o navegador os tenha abertos junto com sites normais.

Esta é uma paranóia normal que eu tenho, apesar de confiar no meu navegador, não confio nos sites que visito. Eu uso o Firefox, e no entanto bloqueio Flash, Javascript, e nunca estou em dois sites diferentes se tiver feito login num deles. Isto em conjunto com o hábito de ter sempre os e-mails à mão e de poder dar uma olhadela no Google Reader de vez em quando faz-me a vida difícil.

Resolver o problema dos e-mails é fácil: eu uso Gmail, por isso só preciso de activar o IMAP e configurar o meu leitor de emails - o Thunderbird - para ter os meus e-mails e todo e qualquer site ao mesmo tempo e sem preocupações.

O segundo problema é mais difícil. Apesar de existirem vários leitores de feeds, o Google Reader é o que me mais agrada, principalmente por causa das características de partilha pública (já que não escrevo muito, que partilhe muito de quem tem uma opinião semelhante à minha), entre outras características.

O que tenho usado até agora para o Google Reader é uma aplicação muito prática chamada Prism. O Prism é um navegador sem controlos, feito para que os serviços online possam funcionar como se um programa fossem.



Mas o Prism ainda tem alguns bugs, e começava a chatear-me com o excesso de janelas, por isso, decidi procurar alternativas.

Foi aí que me lembrei de um artigo no Lifehacker com já alguns meses e pensei no óbvio: tal como é possível pôr o Google Wave num separador à parte do Thunderbird, também é possível pôr qualquer outra coisa, como o Google Reader.

Então pus mãos à obra. E aqui está como o fazer:

O Thunderbird 3 tem uma característica nova muito interessante chamada "Separadores de Conteúdo". Estes separadores de conteúdo (feitos principalmente para extensões) permitem mostrar páginas web num separador, e o tal separador é persistente, ou seja, vai continuar disponível mesmo depois de fechar e voltar a abrir o Thunderbird. Para fazer um separador de conteúdo com o Google Reader só é necessário abrir a Consola de Erros (Ferramentas > Consola de Erros) e escrever o seguinte:

Components.classes['@mozilla.org/appshell/window-mediator;1'].getService(Components.interfaces.nsIWindowMediator).getMostRecentWindow("mail:3pane").document.getElementById("tabmail").openTab("contentTab", {contentPage: "http://reader.google.com/"});



 Se se preferir outro site em vez do Google Reader, só é necessário substituir a parte carregada pelo endereço do site que se quiser.

O resultado final é este:



Espero ter ajudado e que tenham gostado da dica.

4 comentários:

Bem visto! Por acaso ultimamente só tenho usado o Chromium e o Google Chrome pela sua leveza e rapidez mas há dois meses que uso o Thunder 3 e estas funções poderão dar jeito...

RedTuxer

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.