14 fevereiro 2009

Ando cá com um mau feitio...

Como o tempo tem sido pouco para postar, deixo aqui um pequeno resumo dos meus últimos pensamentos e opiniões sobre os últimos acontecimentos .

Microsoft despede milhares de trabalhadores ou colaboradores como hoje são chamados. Fica a dúvida se os despediu apenas para manter ou subir os lucros, ou se os despediu por incompetência. Aquela bela bosta de merda que é o Vista ou Me2 é um bom exemplo disso. Outro exemplo é a total incapacidade da MIcrosoft de conseguir produzir um sistema operativo minimamente seguro, coisa que os últimos ataques de vírus o demonstraram. Pior mesmo é a estúpida atitude da Microsoft em anunciar prémios monetários pela caça aos programadores desses vírus em vez de procurarem melhorar os seus programas para evitar mais casos destes. Como diria o gajo dos Contemporâneos, "Vão mas é trabalhar seus vagabundos de merda!". Andam por esse mundo fora a chular a sociedade e a impingir-lhes produtos podres...


Saramago escreveu(*) e com toda a razão, que "os senhores cardeais e os senhores bispos" são "parasitas da sociedade civil", terminando com "Pelos vistos, parece que alguém terá de atirar um sapato a um desses cardeais.". Tudo isto sobre o modo como o Papa e o seu bando tratam o governo do Zapatero.
Por cá vemos a nossa igreja católica vir berrar aos mídia que não está para aceitar nem sequer ouvir sobre os direitos de cada um, neste caso o direito mais básico que cada indivíduo tem sobre a sua própria vida ou de quando o indivíduo decide deixar de a ter. A posição da igreja foi repetida esta semana e pode ser resumida a algo como isto: nada de debates, nada de troca de ideias, nada de referendos, nada de discussões, nada de eutanásia, é a nossa posição que conta e queremos impô-la a TODOS, sejam eles católicos, muçulmanos, jeovás ou ateus!
Enquanto isso, o Ratzinger também conhecido pelo Papa alemão Bento XVI, tem coleccionado uma série de decisões desastrosas e bem polémicas como a de perdoar o tal bispo que nega o Holocausto. Parece que com a idade as recordações que ele tem da sua juventude hitlariana tem estado mais vivas. A questão que coloco perante tudo isto é a de que não haverá alguém que possa arremessar não um sapato mas sim uma bota da tropa, à cabeça do Papa?


Ontem por vários lares por esse mundo fora aconteceram conversas como esta, entre marido e mulher: -Querido, o nosso vizinho, aquele que é maluquinho por computadores, deve ter arranjado uma namorada! Só o oiço dizer "YES, YES!!" como se tivesse a ter um orgasmo!
-Nada disso, amor, não é uma namorada. Hoje o tempo UNIX chegou aos 1234567890 segundos e ele está a ter um orgasmo com isso. O chamado Geekorgasmo!

Realmente interessante este mundo onde alguns geeks comemoram uma data que a quase toda a gente nada diz, já que apenas conhece Windows. Lembro-me do meu vizinho me ter dito que andava a estudar, estava a tirar "Sistemas Operativos". Perguntei-lhe o que achava então do Linux, e de outros sistemas como o AIX. Ele ficou a olhar para mim com um ar perdido e disse baixinho que se referia aos Windows, e não fazia ideia que havia outros sistemas para além deles...
A última vez que alguém comemorou uma data informática foi com o célebre bug Y2k, uma falha (são incontáveis...) com o Windows 98 relacionada com a passagem de ano de 1999 para 2000 que trouxe o pânico ao mundo dessa altura.
Quanto a mim, não comemorei essa data e muito menos procurei o já chamado geekorgasmo. Continuo a preferir o conhecido e velho orgasmo, de preferência com a minha cara metade. Quanto a datas comemorativas, preferi esta de hoje que prevejo alegre e bem regada com sabor alentejano:

amo.te

E bom fim de semana.... YES, YES!



(*) Revista Sábado nº 250

2 comentários:

Não é para defender o windows, aliás, eu actualmente só uso linux, embora ja tivesse usado o windows vista, que esta uma autentica *****. Mas a Microsoft já lançou uma actualização que corrige o problema do conficker ha algum tempo, a culpa é das pessoas que não instalam as actualizações, embora o windows deveria ser mais seguro "de origem", isto é, sem actualizações nem software de segurança, tipo Linux. Afinal, para que é que pagamos por ele? Eu não queria compra-lo, mas fui obrigado, pois este já vinha com o portátil. A mim irrita-me sermos obrigados a pagarmos por algo que não usamos, ainda por cima quando tenho o Ubuntu gratuito e 1000 vezes melhor, mas enfim. No que diz respeito à situação de quem está a tirar Sistemas Operativos, e só se fala em windows, bem esta situação é lamentável. O windows só é mais utilizado porque as pessoas não conhecem o Linux. No meu curso quase só se usa Linux, e no próximo semestre, vou ter uma cadeira chamada "Sistemas de Operação". Pelo que ouvi dizer, vamos mexer no kernel do Linux. Mal posso esperar, nunca tive oportunidade de o fazer, pois tenho medo de estragar alguma coisa. Viva o Linux! Abaixo o windows! Eu passo a utilizar windows quando a M$ deixar de atirar areia para os olhos das pessoas e o windows provar que é melhor. Até lá: Linux.

Bom dia!...
Pois também eu sou por ora um defensor do Linux e só não o uso de forma mais insistente, pois, neste momento os sistemas de acessibilidades para deficientes ainda têm um bom pedaço para crescer até ficarem ao nível dos que são produzidos para Windows. Mas parece-me que este problema em relação à segurança tem de ser visto de uma forma mais transversal... O que é que eu quero dizer? Bom, hoje em dia o Linux é usado por um nº cada vez maior, mas ainda assim restrito de pessoas com 1 nível de conhecimentos muito elevado de informática... Quando o Linux for usado por hipótese por 20% do mercado, se calhar vão surgir outros problemas... E esse dia pode não estar longe. Cheira-me que com as consequências desta crise, em breve as comunidades que desenvolvem este maravilhoso sistema vão ser chamadas a outras responsabilidades. Espero que estejam à altura do desafio!... Já quanto às estratégias de mercado... Enfim, todos são livres de ter a sua, ou não é essa a filosofia das democracias ocidentais... E nem sempre o que parece é: Olhem, outro dia descobri uma distro de Linux chamada Vinux, http://vinux.org.uk/ que é um ubuntu based para deficientes visuais, mas imaginam que a Canonical não os deixa usar o nome Vibuntu?... O que até os favorecia pela notoriedade social!... Enfim e quanto à MS por ora é quem tem o maior poder de mercado e faz por o manter, é normal... Mas não será sempre assim... Todas as organizações atingem 1 ponto máximo e depois começam lentamente a decrescer, sendo o que se passa aqui. O problema é que apesar de gratuito, o linux também trará custos para as organizações. Custos de formação, custos de implementação, custos de manutenção e até os custos sociais devido à habituação a um SO único. É bom estarmos cientes disto sem preconceitos!... Tenham um resto de bom fim de semana!...