06 dezembro 2008

Libgpod para o novo Ipod Nano

Na sequência dos acontecimentos do fim de semana, acabei por receber um brinquedo destes. Fiquei contente, claro!

Mas isto coloca-me num dilema, pois apesar de ser um produto que me agrada, eu não estou disposto a estar "preso" ao software de gestão do ipod (itunes), nem aos sistemas sistemas operativos onde este pode ser executado.

Foi nessa base que comecei a avaliar as capacidades do software que tenho disponível, nomeadamente o Amarok (o meu player favorito) e o gtkpod. Havia contudo um problema, o meu ipod nano de 4ª geração, modelo A1285 não constava na listagem de modelos ipod reconhecidos. E o problema que é comum ao gtkpod e amarok, chama-se libgpod.

Para ultrapassar esta questão, a forma que encontrei (haverá eventualmente outras) foi obter uma das ultimas versões do source code dessa "library", compilar e instalar. Abaixo indico, de forma geral, os passos que efectuei:

Instalei o Subversion (SVN), para poder fazer um checkout das ultimas versões do gtkpod e libgpod.

apt-get install subversion

Utilizei o SVN para obter as ultimas versões do gtkpod e libgpod:

svn co https://gtkpod.svn.sourceforge.net/svnroot/gtkpod/gtkpod/trunk gtkpod

svn co https://gtkpod.svn.sourceforge.net/svnroot/gtkpod/libgpod/trunk libgpod

De forma a poder compilar o que obtive, houve necessidade de instalar software adicional, conforme mencionado aqui. Usei o nosso conhecido apt-get para alguns componentes e o synaptic para me ajudar a encontrar outros.
* autoconf (at least 2.55)
* flex (or lex)
* gettext
* glib (at least 2.4.0)
* gtk+ (at least 2.6.0)
* libglade (at least 2.4.0)
* libgnomecanvas (at least 2.14.0)
* libid3tag (at least 0.15)
Na minha /home, para onde foram feitos os downloads do gtkpod e libgpod, compilei e instalei cada um destes dois componentes:

Em cada um dos directórios (primeiro o libgpod):
./autogen.sh
make
sudo make install


Tive ainda necessidade de fazer uma relinkagem da nova lib, de /usr/local/lib para /usr/lib.

Apagar a velha lib:
sudo rm /usr/lib/libgpod.so.3

Criar links para a nova lib:
sudo ln -s /usr/local/lib/libgpod.so.3 /usr/lib/libgpod.so.3

Tendo isto concluido, o Amarok reconheceu de imediato o modelo do meu ipod e transferiu sem problemas músicas e capas de álbuns. E aqui começou o meu trabalho... de organização das playlists :)

Boas músicas!

3 comentários:

Você não precisa criar os links manualmente. Basta depois do autogen.sh executar o configure com a opçao --prefix=/usr

Abraço

Entre a morte do meu PowerBook G3 e a compra do MacBook utilizei o Floola para fazer a gestão do iPod.
E está ainda melhor do que já era há ano e meio.

Como, quase de certeza que sabes o que são portableapps, "instala-o" lá.

Floola supports almost all features offered by iPods including photos, artwork, podcasts and smart playlists!
It automatically converts any incompatible audio or video file so that you can copy almost any file to it. It allows adding youtube and myspace videos with a single click. Now it even makes it possible to keep your Google calendars synched!

Mas também há extensões para o Thunderbird e para o Sunbird :)

http://floola.com

ficar preso software isto aquilo e assado...

e o ipodlinux?

http://ipodlinux.org

permite-te ler outros codecs e ter milhentas de applicaçoes novas para experimentar