15 novembro 2008

As cinco aplicações que já não dispenso

Até parece um même, mas continuando o post do António Lima e seguido pelo Bruno das cinco aplicações que já não dispensam, eis a minha lista:

Tambem podia ser o IceWeasel, versão do Firefox em Debian. A sua segurança, a possibilidade de ser potencializado com inúmeros addons, transforma este superbrowser no meu navegador favorito em qualquer ambiente e em qualquer plataforma operativa.

É o meu cliente de mail favorito, já o era aquando usava preferencialmente o Windows há uns anos atrás. É também o primeiro programa que abro quando inicio a minha sessão. De vez em quando dá-lhe o badagaio e faz-me perder horas a corrigir os seus problemas, mas continua a ser superior à concorrência.

Não há vídeo que ele não mame, rápido, leve e versátil. Não dispenso para ver seja que filme for e muitas vezes até para ouvir algum "mp3" ranhoso que o Audacious ou o Rythmbox se recusam a passar. Além de que faz muito mais do que reproduzir apenas video e audio. Mesmo em Windows é o player favorito seguido de perto pelo Vlc.

Monitorizo facilmente e visualmente os consumos de memória e CPU neste meu parco computador, além de que posso saber sempre e rapidamente o que está a usar os recursos do PC. E ainda posso matar, adormecer ou atordoar qualquer programa que se arme em parvo.

Na verdade não é um programa, é um canivete suíço da imagem no GNU/Linux. Com as ferramentas do ImageMagick posso converter ficheiros de vários formatos em pdf, jpg, png. Uso muito a ferramenta "import" para tirar printscreens ao ambiente de trabalho, tal como uso o "resize" para alterar o tamanho das imagens. E apenas uso uma ínfima parte dos recursos deste enorme aplicativo!


E são ainda muito mais os programas de que não largo mão e não meti na lista acima, como o Gimp, Pidgin, K3b, Nautilus ou o Gedit.

5 comentários:

Nos dois primeiros sou igual, mas tem o pidgin que é iniciado automaticamente (win)

Ser um meme não era o objectivo... mas já agora que falas nisso, porque não? :)

Não conhecia o import. Estive a dar uma vista de olhos nas manpages dele e pareceu-me ser uma aplicação bastante interessante.

O "import" é tipo scrot, mas poderoso e faz parte dum vasto leque de ferramentas do Imagemagick

sinceramente já gostei mais do firefox, pesado e cheio de memory leaks, cada vez mais uso o opera.

quanto ao programa de mail, acho que o kmail ou o sylpheed claws sao melhores, pelo menos para mim. o facto de o thunderbird usar o formato mbox dá-me arrepios. lol