08 outubro 2008

AddThis adiciona vigia por flash ao teu website

AddThis, um famoso site que permite adicionar um site a famosos sites de partilha social como o Digg e outros, recentemente adicionou um "Flash Tracking Object", ou seja, um objecto de flash que espia o utilizador.

Recentemente, a Clearspring comprou o AddThis, e parece que hoje decidiram pôr sem mais nenhum aviso tal objecto em todos os widgets para poder vigiar todos os utilizadores que passem por sites que o usem.

Isto é um enorme problema de prvacidade, porque não há maneira fácil de remover tais "cookies" do sistema (nem mesmo limpando os cookies do navegador), pois estes "cookies" são do Flash.

Por isso é recomendado a todos os que usem o AddThis que o removam dos seus sites.

Esta notícia foi originalmente notada por mim no site PortableApps.com, onde o dono do site (John T. Haller) encontrou mais informações sobre isto. É possível ver uma versão mais decente da história aqui (em inglês), e o artigo no digg aqui.

2 comentários:

Sim meu caro PTMBlogger isso é verdade, ja tinha percebido uma vez enquanto bisbilhotava na minha home, são cookies do flash e ficam em:
/home/pasta_usuario/.macromedia/Flash_Player

Podem deletar sem dó que não vai ter nenhum problema.

obrigado por dizeres onde se encontram os scripts no Linux -=|t¡ägg§|=-. Agora eu que ficheiros apagar de vez em quando :D

Além disso, aquilo que realmente me chateia é simplesmente o facto de sem aviso nenhum e sem mais nem menos começarem a espiar-nos. Isso é que é uma afronta.

E é por isso que eu e mais pessoas aconselham à desinstalação da "widgetzita" do site.