29 agosto 2008

Esclarecendo dúvidas sobre windows e o WGA

A Microsoft lembrou-se mais uma vez que pode ganhar mais uns trocos com as cópias piratas do seu software, e recomeça com os ataques nos PCs com o software não legalizado. Ou seja, mais tarde ou mais cedo, algum colega aparecerá a fazer-me perguntas sobre o que se está a passar no seu windows do seu PC, e para não me andar a repetir, fica aqui já um esclarecimento.

-Colega: Ouve lá, porque é que o meu computador fica sem wallpaper e mostra-me o ecran todo negro de hora a hora?

-Je: É a nova funcionalidade do Vista. Agora tens de pagar á Microsoft para resolveres isso.

-Colega: Hã?? Mas por que raio tenho eu de pagar à Microsoft? E porque simplesmente não funciona o meu Windows?

-Io: A) Porque o windows não é Linux, por isso simplesmente "não funciona". B) Acreditavas mesmo que a Microsoft te deixava usar o computador à borla, não?

-Colega: Mas eu já paguei por ele!!

-I: Pois pagaste o computador, mas não pagaste à Microsoft. Tens de pagar à Microsoft para usares o Windows, Tu compraste o computador e és dono dele, mas a Microsoft é a dona do software.

-Colega: Espera aí, tu tiveste de pagar pelo computador e tiveste de pagar tambem à Microsoft???

-Ik: Não pá, eu uso Linux! Apenas pago o computador.

-Colega: Mas se eu pagar à Microsoft, eu ficarei dono do computador e do software, certo?

-Ja: Não pá, porra! Apenas ficas dono do teu computador! A Microsoft continua a ser dona do software do teu computador.

-Colega: Mas eu posso mudar o software para outro computador se eu comprar o software, certo?

-Minä: Não pá! A Microsoft não funciona assim. Tu pagas-lhe e podes usar o software dela nesse computador. Mas a Microsoft continua a ser a dona - não tu!- e não podes mudar o software dum computador para outro.

-Colega: Deixa-me lá ver se percebi... Eu pago à Microsoft pelo software, e ela continua a ser a dona dele? Mas que ganda merda é essa??

-Jeg: Iap, é assim que o software proprietário funciona, Pagas para o usar, não para o ter.

-Colega: Então explica lá como é que tu não pagas à Microsoft?

-Eu: Eu uso Linux.


A partir daqui, ele começará a pensar que se calhar esta história de andar a pagar por algo que não é dele é capaz de ser um mau negócio... Tal como a pirataria.


Roubado daqui

comentários:

«-Ik: Não pá, eu uso Linux! Apenas pago o computador.»

é só para lembrar que não existe software grátis e que quem o faz que sempre algo em troca