08 julho 2008

EeePC já me dá trabalho, mas daquele que dá gosto fazer...

Não tenho nenhum eeePC, por enquanto, mas dum momento para o outro só me tem aparecido colegas, esposas de colegas, amigos e amigas, a telefonarem-me a pedirem que lhes explique como se faz isto e como se instala aquilo. E, importante, não estão com problemas! Estão muito contentes com o produto mas não tem bases nem conhecimentos de como aquilo funciona, para além do que se ve para mexer nas abas do desktop. Apenas lhes explico como se chega ao terminal, como usar o synaptic e o apt-get, quando se usa o sudo, adicionar umas chaves ao sources.list e como se instala um programa ou outro, como o desktop-advanced-eeepc (tipo painel kde).

eeePC

Acho que vou abrir um estaminé de formação em Linux, é que também já ando farto de remover viroses de sistemas operativos obsoletos e inadequados aos tempos modernos...

4 comentários:

Eu estou a espera do modelo 1000h!

PS: E essas voltas de bike?

Voltas curtas, nem merecem noticia no blogue. A ver se este fim de semana faço uma voltinha maior...

Cada vez isso é mais comum... também me acontece o mesmo; mas até fico surpreendido com a facilidade com que as pessoas se adaptam aos "linux".

(Embora seja mais fácil para aqueles que não tenham tido contacto anterior com o Windows)

O que dá raiva são as pessoas que vêm pedir que instale o Janelas. Digo que não faço isso porque, além de não recomendar a ninguém por achar uma porcaria, isso é crime se o cidadão não tiver pago as respectivas licenças (várias centenas ou talvez milhares de reais). O marketing de Redmond e a falta de ética brasileira são tão enraizados que quando digo isso, essa recusa soa como se fosse um ultraje! 99% geralmente se vão e pagam R$50,00 para um zé mané qualquer instalar tudo e mais um pouco que há de Redmond na máquina e dali um mês geralmente vão atrás do mesmo ou de outro zé ruela fazer tudo de novo ("formatar") por causa de vírus, cagadas do próprio usuário ou coisas do tipo. Como se isso fosse normal.

Eu tenho que explicar que instalo um sistema operacional de verdade, com baixo custo ou até de graça (posso não cobrar pelo serviço se for pessoa amiga), que já vem com programas que fazem a maioria das funções que se necessita, não pega vírus, é mais rápido, é mais estável, é simples de personalizar e dar manutenção, é mais fácil de usar (Gnome) e não apenas eu, mas uma grande comunidade está disposta a ajudar, a maioria de graça, a superar as dificuldades.

Os 1% restantes ainda me permitem que estabeleça um dual boot mas geralmente acabam não usando, já que querem é algo que seja igual ao de todo mundo. A maioria quer ser medíocre e tem medo de ser diferente, mesmo que ser diferente possa significar ser melhor.