13 abril 2008

Quem não gosta de ler um comentário destes??

Há alguns meses escrevi um pequeno artigo sobre o Orca, software específico para deficientes invisuais e nele mostrei um comentário dum anónimo invisual que se sentia impedido de usar o Linux por não conhecer ferramentas específicas para a sua deficiência, no sistema do pinguim. Hoje ele deixou-me um comentário que quero partilhar com os leitores do Tux Vermelho e com a comunidade do GNU/Linux que torna possível a existência de Linux e todo o seu software livre.

Olá RedTuxer!
Sou o utilizador deficiente visual que aparece de quando em vez... Para dizer que utilizei já em vários pc's o Gnome Orca como software para invisuais... Mas o que é o Gnome Orca? Podes ver algumas das suas características em no YouTube e podes ver o site oficial aqui.
Experimentei apenas o que me interessa, o full screen magnifier. Funcionou razoavelmente em pc's com placa gráfica própria, mas recusou-se a andar em máquinas como o meu velho portátil toshiba com placa de video on-board... Ainda tem alguns bugs como não se ver o ponteiro do rato ampliado, mas nada do outro mundo para um software recente e ainda em desenvolvimento... Espero que venha ainda melhor nos próximos tempos...
É preferível gastarmos qualquer coisa com uma boa placa gráfica compatível com linux, do que termos de, para além da taxa do Bill ainda pagarmos a taxa da ampliação... Usámos em Ubuntu 7.10.

2 comentários:

Epah... o orca tem potencial mas funciona muito mal. Não sou invisual mas tenho de configurar um ambiente para um conhecido e acabei a usar o kMag (Debian Testing || Ubuntu 7.10).

O kMag também não é perfeito...

Sou eu de novo, em 1º lugar para agradecer o artigo ao RedTuxer, em segundo para reforçar que: Sem o hardware necessário, o Orca não funciona de todo... Convém ter placa gráfica e de som dedicadas...
...O Kmag já experimentei, mas parece-me não ter lógica nenhuma...
...Boa Noite!...