31 março 2008

O tamanho não interessa, o importante é o que se faz com ele!

Atenção! Não venham para aqui ler este post à procura de coisas fálicas porque este artigo refere-se à mini-distro SliTaz!!
Fiquei curioso com o SliTaz através do artigo do Bruno, especialmente por ser tão pequeno (a imagem tem apenas uns ridículos 24,8MB) e ter tantos programas nas versões mais recentes como o Firefox, e até o próprio kernel cuja versão é a 2.6.24.2.

SLiTaz

Experimentei então SliTaz e deliciei-me com o rápido boot, tive que depois vasculhar um pouco a homepage deste Linux para saber que o user com que me poderia logar era "hacker" e a password em branco. Gostei do aspecto geral e ainda mais da escolha das aplicações que apetrecham estes 25MB. O gestor de arquivos escolhido é o emelFM2, o visualizador de imagens é o GpicView, tem o Firefox como browser, traz o conhecido Gparted, o Alsaplayer para ouvir umas músicas e ainda muitas mais aplicações para que possas fazer quase tudo o que te der na gana assim que ele arranque!
E através do Tazpkg, a aplicação gestora dos programas no SliTaz, tens acesso imediato a cerca de 450 aplicações instaláveis automagicamente! Desconfio que esta mini-distro irá fazer companhia ao Kurumin na minha caixa de primeiros socorros a sistemas operativos "bichados"...

Só gostava de saber como é que eu posso ter aqui no Debian, mais concretamente no Gnome 2.22, aqueles sombreados à volta das janelas como o SliTaz me mostrou!

13 comentários:

se não estou em erro, se fizeres "cat /proc/cmdline", vais ver os parâmetros utilizados no GRUB. Um deles é para o X - e é esse que queres.

Red Tuxer,

Certifique-se que sua placa de vídeo suporta composite no X e que você está usando realmente o Metacity 2.22 (gerenciador de janelas do GNOME).

Abra o gconf-editor (uma espécie de editor de registro) e vá em apps->metacity->general->compositing_manager e marque o checkbox.

Espero que resolva.

brunobol

Eu gosto muito do emelfm2.

Também achei muito interessante esta distro.

Mas o que acho fantástico é o tamanho da imagem. Diria mesmo que é surpreendente.

CO que eu gostava de saber é como foi construída a distro. É baseada em debian. Quais as librarias que foram instaladas, os pacotes, os ajustes, etc etc.

Isto sim seria excelente saber.

Maravilhosa distro,
mas como se configura o teclado US-internacional (model pc105 -layout us -variant intl)???

@anonimo 1
Não investiguei a fundo esta distro, fiquei espantado com o seu tamanho e funcionalidades tal como tu. Mas na homepage da SliTaz não tens os dados que gostarias de saber?

@anonimo 2
O teclado é capaz de ter que ser configurado à mão, no velho amigo "xorg.conf". Dá lá uma saltadinha e altera os parametros do teclado e diz se resulta...

Cumprimentos

Bom, encontrei o trecho abaixo, sobre configuração do teclado, no Forum do SliTaz : http://forum.slitaz.org/viewtopic.php?id=99
Infelizmente meu conhecimento de linux é insuficiente para resolver o problema do meu teclado US-internacional.

“Keymap - SliTaz dont use the classic kbd package, it use Busybox keymap support and the applets ‘loadkmap’ and ‘dumpkmap’. Dumpkmap can creat a dump file of you current keymap that can be used after by ‘loadkmap’. If you want to see your native keyboard in the core LiveCD you must find or creat a Busybox kmap definition file and send it to a contributor/Mailing List or put it online so we can wget it! On system like Debian, Busybox is packaged, you can dump the current keymap with the following command:
Code:
# /bin/busybox dumpkmap > my.kmap
To test a Busybox kmap file on SliTaz:
Code:
$ loadkmap < my.kmap
Note: On SliTaz all the kmap files goes in /usr/share/kmap and can be selected/changed with ‘tazkmap’ or by editing /etc/kmap.conf.”

Parece que editando o /etc/kmap.conf e alterando o que interessa, é capaz de se resolver a coisa...

Ainda sobre a configura'c~ao do teclado us-internacional: no /etc/kmap.conf existe apenas: KMAP=us. kmap
Tentei mudar para o comando que uso no kurumin: KMAP=setxkbmap -model pc105 -layout us -variant intl e nada mudou.
Experimentei v'arias combina'c~oes e nada.
Deve haver um comando correto que eu desconhe'co.Se algu'em souber eu agrade'co.

Estou na luta tamb'em para configurar meu teclado us international aqui no meu Slitaz... vamos na luta.... hehehe se algu'em conseguir por favor nos avise!!!

Desculpem-me pelo flood,

Postei no forum do slitaz a pertgunta sobre a possibnilidade de se configurar o us-acentos no slitaz vamos ver o que eles respondem - se eles responderem :-)

Ainda me desculpando pelo flood,

Pessoal esta foi a resposta dada pelo Christofer, um contribuidor do Slitaz:
"Ola us-acentos e br-abnt2 estao incluidos na Cooking version (apenas selecione o apropriado durante o boot), por favor testem e reportem!
Nota: Os keymaps estao em ISO(20080513), mas nos iremos atualiza-lo com o automounting, no caso voce devera esperar um pouco
-Christofe
------------------------
Texto original:

Hi,

us-acentos and br-abnt2 are now include in the Cooking version (just select the right one on boot time), please test and report!

Note: the keymaps are in the current ISO (20080513), but we are going to update again with removable media automounting, in case you would wait a bit.

- Christophe

Extraído do Forum SliTaz:
*************
Unfortunately us-acentos it does not work for me. I am sending a screenshot of the configurations of my keyboard in the WinXP.

Thanks.
ATBoechat

http://www.4shared.com/file/49120410/ef … board.html

*********************

Atboechat,

I sugests that you try to install the new Slitaz cooking version. It do well for my us-acentos!!!

**************


Olá CGaldino, que bom encontrá-lo em um forum em português!!
Você me respondeu a questão acima lá no forum do SliTaz, porém eu já uso a versão cooking pelo VirtualBox. O problema é que quando tento digitar ç ('+c) obtenho o c com acento agudo sobre ele. Também não consigo usar o til sobre as vogais. Como devo teclar então para obter o ç e o til corretamente?
Desde já agradeço pela ajuda.
ATBoechat