27 março 2008

Firefox 3 beta 4

Após uma semana a usar o Firefox 3.04b, estando ele aberto 90% do tempo, posso dar a minha opinião que concerteza é altamente valiosa para toda a blogosfera. Com esta nova versão só sinto falta dalguns addons que tinha no IceWeasel/Firefox 2, embora sejam possíveis de usar no Firefox 3 com um pequeno kung fu, e refiro-me especialmente ao Google Browser Sync e ao Forecastfox. Quanto ao melhor que encontro nesta versão beta 4 é o baixo consumo de memória, comparada com as versões 2 do Firefox. Era normal que eu ao fim de algumas horas tivesse que fechar e abrir o IceWeasel por ele tomado de refém quase toda a minha RAM.

É certo que traz mais umas mariquices, como a gestão dos bookmarks, e em geral até são agradáveis. Não tive problemas em visualizar os sites que frequento, até tive algumas surpresas agradáveis ao conseguir visualizar alguns que com a versão 2 não abriam corretamente!

Bugs ou problemas são encontro dois, sendo que um deles é quase irrisório. Após abrir uma nova tab ou aba, clico num link dos que tenho na barra de links e uma das pastas ao lado nessa mesma barra, abre-se sozinha mostrando todos os links que contém. Tipo papel higiénico que se desenrola sozinho...
Quanto ao outro problema, acho-o bastante irritável. Tenho por hábito usar 4 desktops em qualquer dos ambientes que use, sendo o primeiro para o browser e IM, o segundo para o Thunderbird e OpenOffice, e no terceiro mantenho o gestor de ficheiros aberto, actualmente o Nautilus. Quando estou no Thunderbird e clico num link dalgum mail, uma nova aba do Firefox é aberta mas o bacano salta do desktop 1 para o desktop 2 onde estou com o mail. Isso já começa a chatear-me! Julgo que não será nenhuma configuração no about:config, mas qualquer destes "problemas" não chega para me demover de usar este excelente navegador. É certo que ainda não fala como o Opera, mas já faltou mais...

Se ainda não o experimentaram, não sabem o que estão a perder!


E ouvindo 9.26 Km fora do Mike Campovelho

6 comentários:

no Firefox 2 Uso uma extensão que é o Tab Mix Plus que permite configurar o firefoz para abrir as tab em background.

Deixei de ter esse problema assim. Não sei se funcionará no 3

Olha que também fala..

http://firevox.clcworld.net/about.html

:)

(como habitualmente, esqueci-me de fazer o subscribe dos comments...
devia estar sempre a check box activada por defeito! grr)

...por omissão , queres tu dizer....

ou isso. ;)

mas aquilo para mim já é mesmo defeito de fabrico! :)

Já ando com o FF3b4 à cerca de 15 dias e só tenho a dizer maravilhas dele.

O consumo de memória desceu muito e o rendering é bem mais rápido que com o FF2.

Tinha experimentado uma beta anterior mas desisti, não conseguia colocar a única extensão que não dispenso a funcionar, o TabMixPlus.

Felizmente a versão de desenvolvimento do TabMixPlus funciona bem e sem problemas no beta4.

Sem dúvida recomendo, é claramente um passo em frente :)