23 fevereiro 2008

Filhos da Escola

Hoje numa das minhas deslocações em trabalho encontrei um sujeito com sotaque brasileiro e após alguma conversa, perguntei-lhe donde tinha vindo lá do Brasil, e ele:

-Mas eu não sou Brasileiro, sou Português! Aliás, nasci em Macau!
-Desculpe?!
-Pois, nasci em Macau, vim para Portugal, e tenho estado os últimos anos a trabalhar no Brasil, em São Paulo e no Paraná. Mas por que pergunta, esteve lá?
-Há alguns anos, como Marinheiro. Tive a oportunidade de conhecer algumas coisas boas por lá..
-Eu também fui Marinheiro, mas da Armada Portuguesa!
-E eu também fui Marinheiro da Armada!
-Eu fiz a recruta em Vila Franca, lá em 81..
-E eu em 87, afinal somos ambos "Filhos da Escola"!
...

Ser "Filho da Escola" é ser muito mais que um mero mancebo que tira a recruta e faz o juramento num quartel qualquer. Durante muitos anos, todos os marinheiros da Armada Portuguesa faziam a recruta e o respectivo juramento de bandeira em Vila Franca de Xira e alguns ainda faziam a especialidade nesse Grupo de Escolas da Armada, outros já o faziam no Alfeite. É com muita pena que soube que a recruta deixou de se fazer há uns anos em Vila Franca, transitando para o Alfeite e até se vestem de verde, suprema ironia...

Aqui fica uma bela foto do Navio Escola Sagres onde fui Marinheiro Electricista por 9 meses e por muitas milhas marítimas.


E não há mais "Filhos da Escola" por aqui a ler este post para além do António Dias?


PS.: Não confundir Marinheiro com Fuzileiro, nem a Escola da Armada de Vila Franca com a Escola de Fuzileiros no Alfeite.

6 comentários:

1º Marinheiro L 2589/78 - 8ª Companhia da Escola de Marinheiros de VFdX.

"Talent de Bien Faire".

Salvé, filhos da Escola.

1º Marinheiro E 1296/87, salvo erro 4ª Companhia...

Salvé!

Só uma pequena correcção: a Escola de Fuzileiros, onde se faz agora a recruta, com os novos marujos de fato macaco verde a cantar como Marines americanos, é em Vale de Zebro, perto de Coina, e não no Alfeite.

Ver aqui (marcador A): http://tinyurl.com/3cvjx6

Mea culpa, pensava que Vale de Zebro fazia parte do Alfeite.

1075/68 ex-Cabo S
Um abraço a todos os filhos da escola

Mas que grande confusão que anda por aqui!Então os Fuzileiros não são Marinheiros desde quando?! Alistam-se para a Armada teem farda azul e branca fazem a recruta
com os restantes na ex EAM.
A diferença está na especialidade,
mexem com armas a maior parte do tempo.São os homens da guerra,nós os outros mexemos em máquinas,electricidade,radares,etc.
Um grande abraço a todos os Escolas Ex Mar CM 1044/71