10 janeiro 2008

Sempre a aprender, sempre...

É sabido entre os utilizadores de Linux que trabalhando com este maravilhoso sistema operativo estamos sempre a aprender e a conhecer coisas novas. Hoje conheci outra funcionalidade no Gnome que para muitos é capaz de ser mais velha que a pólvora, mas para mim é novidade e pior, estou farto de esbarrar nela!

Quando queres abrir um ficheiro com um outro programa, que não o programa por omissão, podes sempre escolher outra aplicação através do menu "Abrir Com" que te aparece quando clicas com o botão direito do rato. Nessa janela para além de poder escolher uma outra aplicação que tenhas instalada no teu PC, o Gnome em "parceria" com o "apt-get", dá-te um segundo menu onde podes escolher outros programas que podem abrir esse ficheiro mas que não estão instalados no PC, mas que estão à distancia de um clique na net. Um único clique no botão "Instalar"!
Eis um exemplo com a aplicação Mirage, um visualizador de imagens leve, simples e em Gtk.


E segundos depois tens este menu onde já podes escolher o tal "Mirage" agora instalado no teu PC.



O pessoal do Gnome em particular, sempre a pensar em como nos podem facilitar a vida, fazendo tudo para que não nos cansemos e ainda há gente que acha que o Linux é difícil! Apre!!
E como é possível eu ainda não ter visto isto antes??!!

8 comentários:

Uso o Ubuntu 7.10 e o Gnome 2.20.1 e não existe a aba de aplicações disponíveis, só a de aplicações instaladas.

eu acho no mínimo engraçada essa diferença entre as várias instalações do mesmo sistema operacional, assim como o Alessandro disse o meu gnome também não possui essa funcionalidade e eu tenho mais uma entre tantas diferenças: instalei o ubuntu no meu notebook e no desktop da casa de meus pais, no desktop o deskbar funciona perfeitamente como o sistema de pesquisas da apple, já no meu note ele sequer acha um arquivo na minha pasta /home.

que coisa não?

Aqui é Debian Sid, esta janela deve fazer parte dalgum aplicativo Gnome relacionado com o Synaptic. Experimentem dar uma vista de olhos em tudo o que seja Gnome, no Synaptic

Esse tema é bonito, qual é? :)

vou fazer isso sim, porque é uma funcionalidade muito útil.

abraços

Base Clearlooks e depois personalizei a gosto...

Aqui Linux Mint Daryna (Ubuntu 7.04 based) e tb não tenho essa funcionalidade.

Correcção, baseado em Ubuntu 7.10