23 dezembro 2007

Saudades...

Aqui às voltas com uma prateleira com CDs doutro milénio, reencontrei um que dizia apenas Red Hat 5.2. Foi apenas o primeiro Linux que instalei em dual boot com um windows 98. Recordo-me de me sentir meio atrofiado com aquele sistema, perder uma tarde inteira para apenas conseguir montar uma partição fat32 do windows no Red Hat, andar perdido na imensidão dos programas instalados, da impossibilidade de ter net usando o winmodem interno. Recordo-me também da sensação de liberdade por usar algo que embora não dominasse minimamente, não precisava piratear para ser meu, como é costume nos sistemas proprietários. Outra coisa que estranhei era que por mais que usasse aquele Red Hat, nunca tinha écrans azuis, nem bloqueava como acontecia de meia em meia hora com outro sistema das janelinhas.

Mas depois deste Red Hat, seguiram-se vários Mandrakes e as histórias já são outras...

4 comentários:

Eu conheço uma história parecida.. De um sujeito (eu) que instalou o Mandrake 8.1 e mandou o windows 98 pr'o espaço eheheh.. Depois dessa veio o Red Hat 9 e por ai fora...

Feliz Natal e bom Ano Novo.

Cump.
M.offspring.R

Há muito tempo que passo por aqui... Sou tux e sou vermelho :).. e sim hoje ao ver este post também me deu saudades... Também comecei assim Red Hat 5.2... Como voa o tempo e evoluem as coisas... Bom Natal e Feliz Ano.

José Teixeira

Esta é uma história mais recente... De um miúdo (eu), que em 2007 instalou o Ubuntu 7.04, e que se sentiu feliz, porque finalmente sentia que o computador era seu, e que tinha controlo sobre ele... Além disso também eu sou Tux... e sou vermelho...

Próspero Ano Novo

Eu instalei o SuSE Linux 9 em dual boot, comprado(nem sabia o que software livre), e andei um mês no windows à procura de drivers p'ro maldito "winmodem", mas fazia "boot" todos os dias p'ro Linux só para me
perder num sistema que não me tratava como um idiota mas que esperava muito de mim.
Lá encontrei as drivers e foi uma excitação abrir o msn com o konkeror.
Só já usava o XP para jogar e testar o hardware que não sabia instalar no Linux, passado um ano comprei uma "board" nova, o XP deu-me dois écrans azuis e fritou-me o disco, comprei um disco novo e disse adeus ao windows, e com alguma pena minha, a muitos jogos, mas nunca mais olhei para trás.