25 dezembro 2007

Outro caso de deteção de hardware

E o Pai Natal ofereceu uma câmara digital a uma das minhas herdeiras, uma Benq. Ok, não é nada de especial mas fui fazer uma pequena experiência após tirar umas fotos. Liguei a um XP, aquele suposto windows que "simplesmente funciona", e ele que bem detectou algo ligado ao USB mas pediu os respectivos drivers para reconhecer a câmara. Caso não instalasse o material que vinha no CD junto com a Benq, nada feito.
Testei depois no meu Debian, aquele sistema operativo muito complicado, e após ligá-lo na ficha USB, três segundos depois abriu-se uma janela perguntar se eu queria importar as fotos da maquineta. Aceitei e voi lá, eis as fotos copiadas para o disco e à minha disposição. Sem instalar drivers, sem next, next, next, sem reboots, sem nada dessas merdas! Afinal qual é o sistema operativo que "simplesmente funciona"?

Benq

Agora imaginem levar uma câmara digital de férias e tem necessidade de descarregar algumas ou todas as fotos da câmara e não tem à mão o vosso PC com excepcional Windows e drivers respectivos, ou o PC que podem usar está impedido que lhe instalem software? Como é? Basta levar convosco um LiveCD com Ubuntu por exemplo, e com ele correndo num PC qualquer, basta ligar a câmara digital e estão desenrascados. Esta dica de 10 cêntimos, podem considerá-la como uma prendinha de Natal cá do je...

5 comentários:

Eu tive uma situação semelhante com o Millenium 2.0, aquele sistema operativo "moderno". Tentei ligar dois pcs em rede e não deu nada... Acabei por lhe meter um cd do Ubuntu e... Funcionou! Há coisas fantásticas, não há?! xD

Por ser um dos blogs de referência, para mim, gostaria de desejar-vos um Ano Novo melhor do que este, principalmente ao Red Tux que aparentemente é meu conterrâneo (Figueira da Foz).
Um grande bem-haja a todos.
FS

Aqui o RedTuxer e o CrimsonTuxer, agora podias era dar mais informações da tua identificação do que apenas anónimo...

Continuação de Boas Festas, e Biba a Naval!

Uma simples máquina de €60 da Kodak exigia uma instalação de mais de 500 Megas (de merda...) para o XP a reconhecer.
O meu openSuSE só precisou que eu a ligasse! "E mai nada!"

Tive o mesmo problema nesse fim de semana ao tentar baixar as fotos de uma Olympus no Windows XP "Media Center" que nem ao menos mostrar que tinha um hardware novo plugado via usb.
Ao tentar ver as fotos no meu Debian etch, funcinou perfeitamente :)
Será que o GNU/Linux é tão difícil assim de ser utilizado?
Abraço.