30 dezembro 2007

A minha experiência com o Uau!TM

Como já todos deram a sua impressão sobre o Windows Uau!TM (marca registada sobre GPL por todos os escritores deste blog), também decidi que o “novato” (eu) devia fazer mais outra avaliação sobre este já tão verificado Sistema Operativo.

Até à pouco tempo, eu sempre usei computadores velhos e em 2ª mão. Só há pouco tempo comecei a usar o Linux. O meu velho computador (que eu vou manter) era um Athlon XP a 1.1Ghz, com 512Mb de RAM e um disco rígido de 40Gb. Mas, neste Natal, eu recebi um computador novinho em folha. Um fantástico Acer Aspire com um Intel Core 2 Duo a 2.40Ghz, com 2Gb de RAM, um disco rígido de 320Gb e uma placa gráfica ATI fantástica. Só que ele tem o Uau!TM Home Premium instalado por predefinição. Até agora tenho usado o Vista por algum tempo, até ter a certeza de que o computador funciona bem.
Num aparte: a primeira coisa de que notei foi que o computador não tinha CD de recuperação. Na loja disseram que ele ia pedir para criar um ao arranque, o que não aconteceu. Com o tempo lá descobri que o software de recuperação da Acer estava de facto, instalado. Lá corri o software para descobrir que fazia um backup normal dos dados do utilizador (não um backup de todo o Vista) para outra partição, não um disco rígido, nem um CD, outra partição!!! Eu achei que era uma maneira muito insegura de proteger dados.
Voltando ao trabalho: O Vista é, tal como todos dizem, muito pesado. Além disso é quase igual ao XP. O Vista só tencionava criar uma conta de Administrador, ao contrário do que se diz dele querer também criar uma conta normal. Se não usarmos outro tema que não seja o Aero (do qual estava à espera que fosse mais interessante), o computador parece horroroso. Eu descobri que o meu computador antigo com o Ubuntu arranca mais depressa do que o Vista no computador novo. A interface não é intuitiva e é confusa, mesmo para quem fosse utilizador do Windows XP-irata. Eu fiquei irritado/confuso por descobrir que o Microsoft Office OneNote era a impressora predefinida. O menu Iniciar do Vista é confuso e enganador, o menu do XP era muito melhor.
De um ponto de vista mais técnico (por assim dizer), o Vista tem uma nova interface, em que a barra de menus fica escondida e a barra de navegação faz parte da janela. Esta interface é agradável, mas actualmente só as aplicações feitas pela Microsoft têm esse aspecto, e, do meu conhecimento, a Microsoft ainda não disponibilizou nenhuma maneira (APIs) de criar essa interface por parte de outros criadores de software. Isto cria um problema de integração no sistema, pois as aplicações, mesmo feitas especialmente para o Windows Vista, não parecem nativas.
Apesar disso, nem tudo eram horrores. Finalmente pude correr alguns programas que não podia antes, e... ah... a minha velhinha HP Deskjet 920c instalou-se automaticamente (o que me deixa chateado pela impressora predefinida ser na mesma o MS Office OneNote), e..., deixem-me ver... que mais...

Resumindo e concluindo: Muita gente diz que o Linux não está pronto para o desktop. Na verdade eu acho que o Windows Vista é que não está pronto para o desktop!

By PTMblogger

0 comentários: