31 dezembro 2007

Mais um viciado no Linux...

Um amigo meu a quem por agora vou chamar de caramelo, nunca tinha instalado um Linux na sua vida, mesmo um Ubuntu. Já tinha mexido uma ou duas vezes em modo LiveCD, nada mais. Não percebe porra alguma de comandos ou linha de comandos. Conhecia razoavelmente o XP e agora num PC novo calhou-lhe a fava, um Uau! Ele bem que tentou e se esforçou para que aquela aberração funcionasse ao menos como o XP. Trabalho em vão...

Ontem resolveu instalar sozinho o Ubuntu e ao fim de umas horas tinha tudo instalado, mais o Compiz, VMware, etc. E apesar dumas dificuldades por não perceber o funcionamento do "sudo", tem quase tudo como gostaria que estivesse e funcionasse. E como bónus descobriu que o Linux vicia! Mandou-me este printscreen para mostrar a sua obra:

Ubuntu à Benfica

Se este caramelo que nada percebia de Linux já chegou a este ponto, qual a desculpa que tens agora para te manteres do lado negro da força?
E a propósito, ele até que tem bom gosto, ou não é?

15 comentários:

caramelo?

Eu não quero, com este comentário, parecer apenas muito Benfiquista, mas esse desktop está confuso como o caneco...

Diga-lhe que há pelo menos um amigo de além mar torcendo para que ele torne-se um viciado em Linux. :)

O caramelo personalizou o seu Ubuntu a ao seu gosto, e até parece que tem ares de OSX e não de windows. A questão é que em poucas horas se ambientou perfeitamente ao novo sistema operativo e até seria normal querer que ficasse parecido com windows, pois sempre mexeu nele..

Cumprimentos

Tristeza...
Para além de atafulhado ainda põe um fundo daqueles...
Mas concordo com o postador...

Acho que ele se desenrascou bem, mas apesar de também ser do benfica, tenho que dizer, isto tá muito "chuning" para o meu gosto.

Se esse caramelo fosse um developer ou de facto usa-se a sua maquina para trabalhar horas a fio em vez de o usar apenas para mostrar aos amigos, de certeza que nao tinha um desktop com esse aspecto.

Pois, mas não é mesmo um developer.E ele fez aquele desktop para se sentir mais em casa e não para mostrar aos amigos, eu é que quis mostrar o desktop do rapaz e partilhar as suas facilidades em trabalhar com o Ubuntu.

Independemente do aspecto agradar ou não, ele tá a safar-se muito bem, e espero que continue a usar software livre.

apresenta-o ao Mac OSX e ele vai se sentir mesmo em casa.

Eu disse-lhe para experimentar através do vmware mas ele não viu o porque de usar o OSX, não tem jogos como no windows e nem tem mais de 20.000 programas prontos a usar à distancia de um clique e FREE.

E por mim, não me vejo a abrir a mão da minha liberdade na Debian ou no Linux em geral, para usar software fechado e pago.

Sim, o OSX é muito bonito graficamente e muito polido e consistente, é um bom sistema, mas o Linux é "meu".

Nem mais! Com Linux podes dizer que o PC é teu e tu é que mandas nele, com outros SOs como o OSX ou das janelinhas, ficas refém das vontades e gostos de empresas estrangeiras, neste caso americanas (pior)...

Clubismos a parte o que ele consegui é excelente. Eu instalei o Alinex na minha máquina, mas estou a ter algumas(muitas)dificuldades. Uma das quais é instalar a minha placa de tv, ver DVD comercial, entre outras.Tambem comecei agora no mundo linux.
Já agora se me puderes ajudar agradeço. Já andei a ver tutoriais mas não consigo.
Um aparte:
aquele ambiente de trabalho com um fundo azul e um dragão no meio ficava mais bonito e mais simples.
Mas gostos não se discutem.

O Mplayer com os respectivos codecs consegue ver tudo o que seja filme. Sei que há umas "librarias" para os DVDs, algo como csscodec ou algo assim que permite ver os DVDs.

Pelo que sei, o tipo já mudou todo aquele ambiente. E pior! Já contaminou meia dúzia de colegas e até o seu chefe a usar Ubuntu e eles adoraram!!! Estão a pensar em criar uma pequena comunidade na margem sul sobre Linux, vou tentar dar uma forcinha!

Eta pinguim virulento!!

E gostos discutem-se! Especialmente o teu! LOL
Parafraseando um anuncio da Vodafone...