10 outubro 2007

Linux rules - suporte a placa de som SiS SI7012

Boas...

Ontem fiquei mais uma vez encantado com um detalhe espantoso de funcionamento:

Estou a preparar uma máquina dum amigo com dual-boot, XP e Mandriva 2007.1
Esta board tem uma placa de som "onboard" com apenas 3 ligações "jack", o line-out, o line-in e o mic, mas esta placa consegue funcionar com 2, 4 ou 6 canais de saida para efeito surround, quando se muda para 4 canais, o jack de mic passa a ser o line-out traseiro e em 6 canais também o line-in passa a ser outro line-out, ou seja, podemos ligar 6 colunas em "hexifonia" :)
Realmente estas placas de som não são o ideal, já que para se ter 4 canais temos que abdicar do microphone analógico, mas não é disso que quero falar.

Encantou-me que em linux, com a placa a funcionar com o módulo snd-intel8x0, eleva-se o kmix e na secção "Opções" basta escolher na combo "Channel mode" se queremos 2ch, 4 ch ou 6ch para que a placa altere o modo de funcionamento instantâneamente. Tudo normal como seria de esperar...

Ao passo que no Windows XP, com a driver do fabricante e com um programa criado pelo fabricante da placa, quando se muda de modo de colunas (2, 4 ou 6 colunas), o programa de gestão da placa de som diz-nos que temos que reiniciar o Pc... e não é que temos mesmo?
Enquanto não se reiniciar o Pc, a placa não muda o modo de funcionamento...

Agora fica no ar porque será...
Quando se acaba de instalar a driver, a placa desata a tocar ainda antes de reiniciar o Pc, mas não consegue mudar o modo de canais sem reiniciar.
O que acham disto?
Será apenas os senhores que fizeram aquele chip e aquele programa que não conseguiram melhor? Terá o Windows alguma limitação de funcionamento que não permita uma mudança no modo de funcionamento da placa?
Sinceramente, neste caso estou mais inclinado para a 1ª situação, pois não estou a ver que impossibilidade haveria de reiniciar uma driver caso fosse necessário chegar a esse extremo.

Este é apenas mais uma peça de hardware a juntar a muitas outras que já vi a funcionar muito melhor em Linux com drivers open-source do que em Windows com drivers do fabricante... entre elas estão a minha impressora Epson C86 e a minha placa de captura de video Hauppauge.

Só mais uma vez... Linux rules!! :)

Abraços
ArameFarpado

11 comentários:

Já saiu o Mandriva 2008 e uma das novidades é um melhor suporte para placas de som.

Em relação a este post, só tenho uma coisa a dizer: Linux rula mesmo!!! =)

Boas Bruno

Sairam Release Candidates, mas ainda não saiu a versão final, ou já?

Quanto às placas de som, isso está sempre a melhorar de kernel para kernel, só gostava de ver finalmente drivers para as X-Fi da Creative pois ando mortinho para comprar uma dessas :)

Já saiu a versão final, como poderás ver: http://www.conversasdobruno.webtuga.net/2007/10/09/mandriva-2008-ja-esta-entre-nos/

Eles incluíram o Alsa 1.0.15RC2, a última versão estável do kernel, etc. Podes ver a lista completa de alterações aqui: http://wiki.mandriva.com/en/Releases/Mandriva/2008.0/Tour

Yeap...

gentlemen, start your downloads... brumm brumm ;)

Ainda não a experimentei, mas pela discrição parece estar ainda melhor.

O Bruno Miguel já se adiantou.
A nova versão já rola cá em casa e nem preciso de dizer mais nada. Falta apenas o Ubuntu para ter 3 máquinas no Lab caseiro com versões novas com poucos dias de diferença.

Também tens toda a razão, por experiência própria, quando afirmas que as placas TV funcionam melhor no Linux, aliás, tenho uma "chinesa" que sempre recusou a trabalhar com Windows mas quando um dia experimentei em Linux funcionou logo à primeira. Pensei que fosse momentâneo mas após fracassar uma outra experiência no XP cheguei à conclusão que o problema é mesmo do produto de Redmondia...

@braço.

Bueno, vou contar o episódio do teste da minha Hauppauge (comparada em 2ª mão) no XP Pro:

O XP que tenho está no idioma natural não traduzido (USA) mas as defenições regionais estão para Portugal... comecei por descobrir problemas com o programa que acompanhava a placa, já que este parece que não leu as defenições regionais e como o sistema era originario USA o programa teimava em receber em NTFS, eu mudava para PAL, mas ele voltava sozinho ao NTFS... tive que manualmente definir nos ajustes avançados a resolução de 720x576 a 25fps para ele finalmente perceber que eu o queria a funcionar em norma PAL.
Depois veio outro problema que acho mais associado à driver: A imagem tendia a ficar esverdiada, chegava mesmo a apresentar uma imagem toda em tons verdes como uma televisão verde-branco... e por muito que regulasse nos ajustes de níveis de cor, a tendência para o verde era bastante notável, portanto, nunca consegui no XP uma imagem equilibrada ao nível de cores.
Claro que nem cheguei a testar como ficavam as gravações (capturas) de video com ela... mas deu para perceber a razão porque o dono prévio dela aceitou vendê-la por 20 euros ;)
XP user...

Errata ;)

Não é NTFS nada... esta coisa das abreviaturas são danadas...

no lugar de NTFS devem ler NTSC que é a norma TV usada nas américas e japão.

Abraços

já agora uma dúvida sobre a tua epson a correr com o driver linux. tens aquelas opcoezinhas todas (impressão rascunho, resize, etc...) disponiveis?
é q eu tenho uma canon i250 (q não vem por default no ubuntu, arranjei um driver por aí), e não tenho nada disso. tb pergunto pq estava a pensar comprar uma nova.
obrigado!

yeap, é mesmo aí que noto a Epson a funcionar melhor em linux:

Em windows apenas tenho 3 modos de nível de impressão, enquanto em linux tenho muito mais, o que torna a impressora mais económica relativamente aos tinteiros...
o modo mais economico no windows equivale quase ao modo normal no linux, e tenho 3 modos abaixo do normal, o que para quem imprime mais texto que outra coisa, torna a impressão muito economica mesmo.
as funções de resize e muitas outras estão no próprio kprinter, mas muitas das funções estão mesmo nas "opções do controlador".

também tenho as funções de ver nivel de tinta e limpar cabeças, mas não é aí que o linux supera o windows :)

essa canon i250 também não aparece no meu gestor de impressoras... será muito recente?

estou decidido a comprar uma epson então. Ja tinha ficado com boa impressao no que li no OpenPrinting (página da linux foundation) em termos de compatibilidade com linux. So falta escolher o modelo.
A canon i250 ja saiu há uns 2 ou 3 anos, e ate acho que vendeu alguma coisa. mas por alguma razao nao ha driver opensource... Ha um driver na pagina neo-zelandesa da canon, que funciona bem mal (com o CUPS).

obrigado!