20 setembro 2007

Será que estou mesmo a delirar?

Estranhei um pouco ninguém comentar esta notícia publicada no Diário Digital sobre um estudante Chinês que processou a Microsoft por violação de privacidade:
Lu Feng, estudante da Universidade de Pequim, queixa-se de que o programa Windows Genuine Advantage (WGA) da Microsoft, recolheu informações pessoais e sobre os conteúdos do seu computador, segundo a agência noticiosa oficial Nova China.

Os links da fonte desta notícia não os tenho, até porque o Diário Digital tem alergia em colocá-los. Por isso até fico um pouco desconfiado da tradução da resposta que um porta-voz da Microsoft deu à Nova China sobre este caso:
...a Microsoft compromete-se totalmente a deixar os clientes controlarem os seus dados pessoais.

O melhor desta notícia está na resposta que o porta-voz deu, especialmente naquilo que ele NÃO disse! O Sr Microsoft disse que a sua empresa deixa que os clientes controlem os seus dados pessoais, NÃO disse que a Microsoft NÃO tem acesso aos dados pessoais do cliente.
E quanto aos dados não pessoais? Os do sistema em si e os outros dados que não são pessoais nem são do sistema, como ficheiros de imagens, filmes, mp3, e outros "n" ficheiros que podem ficar nessa categoria? Quanto aos ficheiros do sistema, já ficou demonstrado dias atrás que a Microsoft não só tem o poder, como faz alterações a uma série de ficheiros, sem autorização nem sequer com conhecimento por parte dos clientes.

E quanto aos outros ficheiros que nem são do sistema nem são dados pessoais? Podem dizer que eu ando a inventar, que ando a criar medo entre os utilizadores do Windows ou a levantar falsas suspeitas, mas se há cerca 5 de anos eu dissesse que a Microsoft tinha criado o programa WGA para espiar e chibar os utilizadores Windows para a Microsoft, chamar-me-iam doido ou pior! Penso que a curto ou a médio prazo, a Microsoft e os seus Windows encarregar-se-ão de manter os PCs limpos de tudo o que não seja legal segundo as leis Americanas, já que é lá que o Windows é feito. Tudo o que seja pirata ou actos ilegais, o Windows encarregar-se-á de apagar ou impedir. Podem dizer que estou a delirar, mas não fui eu que andei a entrar nos PCs sem autorização dos donos deles, e a alterar ficheiros a meu belo prazer...


Mas não pensem que isto são apenas notícias más! Também se pode usar esta tecnologia em nosso benefício. Ainda há uns dias, o meu colega do Planet Geek, Luís Silva, se queixava que não conseguia apagar um ficheiro de 2G do seu Windows, por mais voltas que desse. Portanto, coisas básicas que o XP não consegue fazer. Mas não tem que se preocupar, basta renomear o ficheiro para "kernelwindows2000.zip" ou algo assim parecido que dê a entender ser o kernel roubado à Microsoft uns anos atrás, que mais tarde ou mais cedo, a Microsoft apaga-lho sem ele se dar conta disso...

Ok, prontos...Devo estar mesmo a delirar...

comentários:

Não estás não.
isso é um projecto já antigo que eles tinham de criar um sistema que impedisse a instalação de freeware.
Agora alteraram a táctica e estão a vasculhar primeiro.