13 julho 2007

Spam em telemóvel


"Habilite-se a ganhar Viagens de Sonho. Basta aderir e usar um cartão de crédito da CAIXA até 30/9. Ganhe ainda sem sorteio 1 original PEN USB. Saiba + em WWW.CGD.PT"

Foi exactamente isto que recebi. Um SMS de publicidade não desejada, autentico spam que agora começa a inundar os nossos telemóveis. E não é só SMS mas também chamadas a horas impróprias a falarem dum serviço qualquer que agora está disponível no operador, entre outras merdas.
Se estivesse em São Paulo, eu ficaria isento de pagar a conta telefónica no mês em que tal caso tivesse acontecido.
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 05/07/2007, páginas 30 e 31 o Projeto de Lei 667/2007, da autoria do supracitado parlamentar.

Artigo 1º - Fica proibido o envio de mensagens promocionais de texto ou de correio de voz pelas operadoras de serviço de telefonia celular aos aparelhos dos usuários de seu serviço, salvo mediante prévia autorização expressa.

Artigo 2º - Em caso de descumprimento do disposto no artigo 1º, fica o usuário do serviço isento do pagamento da conta referente ao mês da infração.


Depois dizem que por lá está-se no terceiro mundo, e por aqui estamos avançados...

Fonte: 1/2 bit

5 comentários:

Por acaso não fez nenhum carregamento pela caixadirecta do nºde telemóvel onde recebeu a mensagem?
É que tenho a sensação que ainda é pior.
Que se trata de um uso indevido de dados.
É que também recebi esse SMS num número que praticamente não uso e que foi carregado por uma conta pela caixa directa.

Bermelho, dá um saltinho aqui para um cheirinho do futuro... :(
O moço sabe do que fala.

Acho q o modelo de preços vai ser um freemium. Barato com anuncios, caro sem eles...

Eu às vezes também recebo publicidade no telemóvel, do próprio operador e, por vezes, o mais comum: publicidade no fixo!

Ora, eu não uso o fixo para quase nada há excepção de ligar por ele quando estou em casa e com pouco saldo no telemóvel.

No entanto, acontece algo interessante!

Quando fiz o primeiro contrato com a PT (visto que agora sou cliente Novis), eles enganaram-se e registaram o meu nome como "Cláudio Silva" (eu chamo-me Luís Silva).

Agora, quando telefonam a publicitar algo, geralmente perguntam:
"O sr Cláudio Silva está?"

Ao que eu respondo:
"Nopes, não mora cá!"

Eles geralmente pedem-me para confirmar o meu número e depois acham que lhes estou a dar tanga...

O mais engraçado é quando até se tornam mal educados ;o)

Enfim!

Hugz,
Luís

Umm, neste caso não ficaria isento, pois nao foi a operadora que te enviou a publicidade (parece-me).
Em relacao ao sitio de onde veio a SMS, caixa, provavelmente deste-lhes o teu numero de telemovel quando subscreveste algum servico deles, e esqueceste-te de por a cruzinha no "DO NOT SPAM ME!!!"

PS: Ainda bem que nao estamos em Sao Paulo

http://blog.ebserver.org

No meu caso não foi.
O nº pelo qual recebi o SMS da CGD nunca o dei para nada (apenas uso para fazer algumas chamadas).
Apenas utilizei a caixa directa para o carregar.