08 julho 2007

Audacity - O Sound Editor que podia ser muito melhor.

Boas... A vantagem de usar uma distro instável como a Debian Sid é que estamos sempre a testar novas versões de programas, às vezes algumas destas novas versões vêm com defeitos mas o resultado geral é positivo.

Neste momento estou a utilizar o Audacity 1.3.3 Beta, e acho que o programa evoluiu muito, no meu ver está quase a ficar como o melhor editor de som que já usei até hoje e que ainda não encontrei nada em linux à altura do substituir a 100%.
O Audacity precisava melhorar nalguns pontos, a começar pela imagem spectral, pois esta imagem é ideal para se identificar onde estão determinados ruidos e quais as suas frequências.
Para terem uma ideia do que falo:

Esta é a imagem spectral do Audacity, em que acho que falta uma melhor coordenação das cores utilizadas, pois são elas que definem as frequências e as amplitudes com que estamos a trabalhar.









Esta imagem é do outro programa e acho-a mais fácil de consultar.

O Audacity deveria ter pelo menos onde regularmos as cores da imagem spectral, mas apenas tem as cores da imagem de cima, ou em tons de cinzento.







Esta é também outra boa opção... retirada do GWC (Gnome Wave Cleaner), ou pouco atrofiada na resolução, mas com uma boa escolha de cores... pena que este programa seja extremamente pobre em tudo o resto, inclusive na facilidade de utilização.







O Equalizador também precisava ser melhorado:
O Audacity tem apenas um equalizador que é uma mistura de equalizador paramétrico com equalizador gráfico. Não está mal de todo, mas já lidei com muito melhor.
E o preview deveria ir "tocando" enquanto estamos a regular o equalizador à procura do tom que queremos obter.



Os filtros de ruidos são também poucos e fracos:
Por exemplo...
Enquanto no Audacity o filtro de Clicks se resume a isto...




No "outro" programa, o filtro de Clicks é super completo.
Funciona melhor e tem um modo super poderoso para eliminar os Clicks maiores seleccionando um da cada vez, coisa que no Audacity nem sequer existe.






Até à data, o Audacity é o melhor editor de som que já encontrei para Linux, e serve-me perfeitamente para a maioria dos trabalhos que faço, mas de vez em quando vejo-me impossibilitado de trabalhar sons mais danificados devido a pormenores que o Audacity não tem ou são fracos... Esta é a unica situação que me faz recorrer a um SO Windows para os meus trabalhos.

Outra coisa que o Audacity não tem e dava geito, é uma maneira de programar-mos uma sequência de operações para depois serem processadas automáticamente.

Com este artigo não quero falar mal do Audacity e talvez a comparação que faço seja injusta, mas parece-me que o Audacity, com mais umas melhorias, podia chegar ao nível daquele que considero o melhor Sound Editor que existe... Os Cool Edit 2000 e Cool Edit Pro duma casa que se vendeu à Adobe e estes o que fizeram foi estragar um excelente programa criando uma salada de funcionalidades com ele.

Força Audacity, fico à espera de novas versões :)

Abraços
ArameFarpado

3 comentários:

Faz essas sugestões aos criadores do programa, porque esses pontos que focas são importantes.

Estou a pensar em fazer isso, estou a elaborar uma lista de melhorias (os gajos vao-me chamar de maluco)...
Também ja descobri um bug nesta versão...

E entretanto descobri que isto
""Outra coisa que o Audacity não tem e dava geito, é uma maneira de programar-mos uma sequência de operações para depois serem processadas automáticamente.""
não é inteiramente verdade, existe uma função chamada "chain" que faz isto, só que é apenas aplicada a um ficheiro...
no cool edit eu podia programar uma sequencia de filtros e aplica-la a uma sequência de ficheiros, o que dava para deixar o programa a trabalhar sozinho toda a noite ;)

Faz essas sugestões. Acredita que não te iam chamar maluco. São ideias muito boas para melhorar o programa.