08 junho 2007

Internet estranha - umas webpage abrem bem, outras não.

Boas, tenho estado a acompanhar um caso muito estranho que apareceu em newsgroups, mais propriamente no comp.os.linux.misc em que alguém se queixa que numa rede interna, apenas um dos pc's ( com Kubuntu 7.04) não consegue abrir algumas páginas, apesar desse pc estar a usar todas as defenições de net igual aos outros e todos usarem o mesmo router.
Foi posto de parte um problema de DNS, até porque o pc "resolvia" o nome da página, só que ficava eternamente a tentar abri-la.
Foi sugerido (inclusive por mim) que podia ser o router a fonte do problema, essa hipótese foi descartada quando usaram outro router.
Foi também sugerido que podia ser um problema de IPv6, o qual também acabou por ser descartado.
A situação começou a ficar estremamente estranha, pois não era nenhuma das situações que costumam provocar este estranho comportamento, e até a pessoa "afectada" parecia estar para desistir.

Então a solução apareceu, e acabou por ser uma novidade pelo menos para mim...
A causa é um parametro/função chamada "window_scaling" que precisa ser desligada.

Podem ver mais detalhes aqui, e como resolver se por acaso forem "mordidos" por este estranho bug.
Ao que parece, este fenómeno passa-se nos "ubuntus", mas quem sabe se poderão aparecer noutras distros.

Abraços
ArameFarpado

Edit:
Afinal este problema não acontece só com ubuntus, na minha Debian tenho o mesmo problema apenas não afecta tantas páginas... verifiquem se conseguem abrir http://www.everymac.com/
que foi nesta página que verifiquei que o meu sistema sofre ligeiramente deste bug.

26 comentários:

Não consigo abrir o site.
Então deve ser este bug que me costuma atrofiar a pinha. Quantas vezes não me aconteceu ter que fechar o firefox porque ele não quer carregar um site... Espero que corrigam isto no próximo update do kernel ou na próxima versão do ubuntu.

Funciona! Obrigado pela dica!!

Passaste a abrir a páginas dos Macs bem?
A mim mesmo desligando a função, não abre totalmente, fica à espera duma imagem que não carrega (é o que parece). O carregamento da página não conclui...

Que coisa mais bizarra.

Olha que coisa... agora já carrega totalmente e sem ter mexido em mais nada...

Bem ,esta situação é muito à frente... agora testei no meu portatil e;

mandriva 2007.1 sofre do mesmo, em principio todo o sistema com kernel superior a 2.6.17 e como em Debian tenho no momento 2.6.21.1, parece que muitos sistemas poderão estar afectados por isto.

O site está a carregar bem!!

O tal site carrega bem, mas alguns sites continuam com o mesmo problema. Abro-os na boa, navego sem stress, até que, quando clico numa link, ele fica eternamente a tentar carregar

Mas o DNS resolve certo? o site está lá...

Podes dar-me alguns exemplos de sites que não abres?

Os sites abrem mas, passado algum tempo (pode ser 1 minuto, como pode ser meia hora) entram num ciclo marado e nunca deixam de tentar carregar.

Um dos sites é www.visao-digital.net/forum

Uma altura tive um problema idêntico numa distribuição (que não garanto mas penso que era baseada em Ubuntu).

Basicamente o problema que reportas era semelhante: o DNS resolvia mas não conseguia ligar-me a lado nenhum!

Isto só acontecia NAQUELA máquina! Estive a pesquisar na net e alguém sugeriu "que trocasse o servidor de DNS a usar pelo do ISP em vez do servidor do router".

Sinceramente hesitei em tentar isto porque não fazia qualquer sentido mas a verdade é que resultou.

Até hoje não percebo SINCERAMENTE o porque daquele problema...

Hugz,
Luís

Eu estou ligado à net por um router. Mas estive agora a ver e não tenho os endereços de DNS da clix no router. Se calhar é disso

Bruno:
Não consigo ver o que falas no site que indicaste.

Luis:
O problema que tiveste não pode ser o mesmo que este bug, porque ficou resolvido com uma alteração no resolvedor de nomes, além disso não abrias página nenhuma... com este bug, são apenas algumas paginas que não abrem.

eu entro nesse forum e navego na boa mas, a dada altura, quando tento abrir um post, aceder ao painel administrativo ou seja lá o que for, o firefox fica sempre a tentar carregar essa link, mas nunca sai disso.

inserir agora os ips de dns da clix e vamos ver se isso resolve.

Ah bolas, eu não tenho login para esse site, só fiquei à porta ;)

Falando de DNS...
não seria melhor usarmos um supostamente mais fiável?

ping dns.fccn.pt
PING dns.fccn.pt (193.136.192.10) 56(84) bytes of data.
64 bytes from uranus.fccn.pt (193.136.192.10): icmp_seq=1 ttl=58 time=7.44 ms
64 bytes from uranus.fccn.pt (193.136.192.10): icmp_seq=2 ttl=58 time=16.3 ms
64 bytes from uranus.fccn.pt (193.136.192.10): icmp_seq=3 ttl=58 time=8.17 ms
64 bytes from uranus.fccn.pt (193.136.192.10): icmp_seq=4 ttl=58 time=8.00 ms

Em Caixa Mágica 11 abre bem sem qualquer correcção.

Conde-Lírios

Qual é o kernel da caixa mágica 11?


Um adiantamento:
Afinal a pior situação acabou por ser causada por este problems em conjunto com o router. O upgrade ao firmware do router e o desligar do window_scaling é que finalmente resolveu tudo.

Afinal isot nao é um BUG... é uma melhoria do TCP.

Tirado do man tcp:

tcp_window_scaling
------------------
Enable RFC1323 TCP window scaling. It is enabled by default.
This feature allows the use of a large window (> 64K) on a TCP
connection, should the other end support it. Normally, the 16
bit window length field in the TCP header limits the window size
to less than 64K bytes. If larger windows are desired, applica-
tions can increase the size of their socket buffers and the win-
dow scaling option will be employed. If tcp_window_scaling is
disabled, TCP will not negotiate the use of window scaling with
the other end during connection setup.



Portanto, isto é um avanço para acelerar a ligação e não será corrigido... o que acontece é que alguns servers podem não suportar este tipo de ligação avançada e também alguns modems e routers.
Cabe a cada um de nós decidir se deve manter o window-scaling ligado ou desligado, dependendo da necessidade.

A partir da ultima actualização do kernel, no ubuntu 7.04 parece que o problema ficou resolvido.

2.6.20-16-generic

Eu nunca tive esse problema, nem com o 2.6.20-ck1 nem com o 2.6.21-ck2

Deve ser por usar o patch -ck...

Possivelmente nessas versões a função foi desligada, ou então esta situação não está restringida a routers.

podes postar o resultado de
cat /proc/sys/net/ipv4/tcp_window_scaling

se é 1 ou 0 ?

gostava de ver se nessas versões que abrem bem o site a função está desligada ou ligada
Obrigado

Estou em casa dos meus pais este fds e tou com o mesmo problema... num windows xp :|

Falei com a clix e eles fizeram.me seguir o processo (incluindo flushes de dns) qdo eu já lhes tinha dito q DNS n era pq resolvia, pingava, etc...

ARGH :|
Pra mim é um BUG DA CLIX isso sim..

Já agora: já algum de vocês tentou falar a um balcão da clix/novix??




ps: não têm balcões << pagar menos e não ter os serviços todos é tipo uzo/rede4... e a percentagem de pessoal com isso é baixa... pq as pessoas querem puder falar com ALGUEM fisicamente qdo o problema implica ter net intermitente, telefone errante e TV inexistente...

mas este site abriu... uh uh :)

Abraços,
~EinZteiN

EinZteiN

tanto quanto sei, o windows ainda não negoceia a tcp_window, pelo menos fiz uma pergunta sobre isso num ng de Vista e fiquei com a sensação que ninguém sequer sabia do que eu estava a falar...
portanto, não pode ser este problema aqui descrito, e parece-me mais coisa de router ou mesmo do modem.

Reinicia o router, faz-lhe um "reset" caso ele tenha um pequeno botão escondido para isso e entretanto vê também se há algum upgrade de firware para ele.

outra coisa, o pessoal que está na assisntência dos ISPs não constuma ter conhecimentos de informática, eles seguem-se por cábulas que têm afixadas na frente e a solução é sempre fazer a mesma rotina... isto é em todos os ISPs, na netcabo é a mesma porcaria, na sapo idem, na netvisão igual... eu irrito-me quando tenho que falar com eles, não destinguem um computador duma saca de batatas e quando falo que uso linux então é ve-los a entrar em pânico.

@EinZteiN
Eu também sou cliente clix e quando lhes liguei a dizer que não conseguia ver alguns sites, eles disseram-me que estavam a ter alguns problemas e deram-me o endereço de uma proxy (proxy.clix.pt:80). Sempre que a uso, consigo aceder aos sites.

Infelizmente isso não me resolve a constante quebra de ligação e nem os crashes do thunderbird... não sei porquê, mas parece-me que a minha instalação do Ubuntu 7.04 está meio lixada - e eu não andei a mexer onde não devia...

Pois, isso é um problema que apareceu com o kernel 2.6.17. Digo apareceu porque continua a existir nos kernels >= 2.6.17. Não se limita ao ubuntu, por isso aconselho ao pessoal com este problema a editar o /etc/sysctl.conf e a adicionar a linha:

tcp_window_scaling = 0

Repito:

Isto não é um Bug, é uma melhoria nas ligações de internet.
A internet está em mudança e este é um dos pormenores da mudança e tal e qual como o IPv6, nalguns casos é necessário desactivar pelo menos para já, porque ainda não está tudo preparado para que estas alterações funcionem a 100%.

Se a MS acompanhasse melhor estes avanços, a mudança ia ser mais rápida, porque quem ainda não suporta os novos métodos ia esforçar-se para os suportar... não vamos esquecer que o windows ainda é o SO mais usado e as coisas como estão ainda funcionam bem para a maioria.
Mas como a MS viaja na cauda dos avanços tecnológicos, muitas coisas estão muito atradasas... raios, na PtNet perseguem quem usa utf8, e mandam usar um charset obsoleto que ainda usa caracteres diferentes de país para país... e porque será? O windows ainda continua a usar como base um charset do tempo das máquinas de Telex.

Estamos forçados à parvalheira mesmo não usando windows...

Dica muito boa, realmente funciona ;)

Esse bug continua no Ubuntu 7.10, depois de instala-lo aqui e configurar a rede estava quase impossível navegar, um em cada três sites não abriam, tive que voltar para o windows e procurar uma solução, ai achei o Tux Vermelho :D

Continue com o bom trabalho e com essas dicas, elas são realmente muito úteis.