15 março 2007

Hackergotchi à RedTuxer....

Ultimamente tem aparecido mais alguns cromos como eu no Planet Geek, a perguntar o que é e como se faz os Hackergotchi. Este termo "Hackergotchi" deriva do latim como é fácil de perceber, mas aconselho a dar uma olhadinha à Wikipédia onde o termo está muito bem explicadinho.
Agora vou tentar explicar como se faz estes bonequinhos à minha maneira de utilizador amador do Gimp. Já o tinha dito antes e repito, sou muito fraquinho com editores de imagem, prefiro o papel e lápis...

O material necessário:
  • uma foto e se tiver boa qualidade, melhor
  • um PC com Linux. Estou a brincar, podem usar outro SO mais fraquito
  • Gimp

Usei uma imagem minha de quando tinha os meus 30 aninhos e assim poder dar alguma qualidade mais ao artigo.












Começa-se por separar esta cara laroca da imagem. Existem vários processos para o fazer com o Gimp, seja com "Magic Wand", "Quick Mask" ou outras mas aqui o je usou o processo manual, "Selecionar regiões manualmente", como na figura abaixo.














Depois de seleccionares e copiares esta carinha à Brad Pitt, crias uma nova camada ou imagem transparente e colas a carinha nela. Aproveita para dar uns retoques nela como apagar o que não interessa, ou realçar seja o que for. Como o dentinho aqui...


















Nesta altura poderá ser necessário corrigir o sharpen (enfatizar) a imagem.
Filters> enhance> Sharpen





















Está na altura de criar a sombra para que esta carinha se torne num bonito Hackergotchi. Cria-se uma nova camada transparente e depois aplica-se o Drop-Shadow: Script-fu> Shadow> Drop-Shadow.
Atenção com os valores do deslocamento e do Blur Radius, dou o exemplo em baixo. Mas testem várias opções até que vos agrade.























Por fim salvem o vosso Hackergotchi como .png e terão um resultado parecido com este embaixo. Apenas parecido, concerteza não conseguirão igualar esta minha carinha nem este profissionalismo meu :)


5 comentários:

Acho que a foto favoreceu-te...

Eu sei que este não é o local adequado para este tipo de questões, mas já tentei arranjar resposta a uma pergunta, mas sem sucesso.
Como raio faço para os pcs a correr windwos poderem ver as minhas partilhas de linux?? Tenho uma lan em casa; o meu irmão está a usar o Xispe e eu o Ubuntu. Eu consigo ver as pastas que ele está a partilhar, mas ele não consegue ver as minhas.
Tenho o samba instalado e a firestarter. Criei uma regra na Firestarter para permitir todo o tráfego do pc do meu bro, mas nada...

Agradeço toda a ajuda que me possam dar nesta questão.

Cumps

O problema pode estar relacionado tanto com a firewall como com algum erro de configuração do samba. Ele consegue pingar o teu Ubuntu? Se não consegue, pode bem ser a firestarter. Tens o Swat instalado? Ele simplifica a configuração do samba na tua máquina. Tens mesmo o Samba a correr? Pode ser muita coisa.....

O Samba está a correr, tanto que ele consegue ver o meu pc na rede, só não consegue aceder a ele.

Na firestarter criei uma regra para permitir todo o tráfego do ip dele. Podem ver um screenshot aqui

Vou instalar o swat e vou ver se me oriento com ele.

Parte do problema está resolvido. Já consigo aceder às minhas shares de linux, mas tenho que aceder pelo ip. Na parte "computadores do grupo de trabalho", sempre que clico no ícone correspondente ao meu pc (a correr ubuntu), dá erro; diz que não tenho privilégios para aceder a ele.

Fica aqui o meu smb.conf. Espero que me possam apontar o que está mal, para eu corrigir
[global]
security = SHARE
restrict anonymous = no
guest ok = yes
domain master = no
preferred master = no
netbios name = Ubuntu
workgroup = MSHOME
server string = %h
max protocol = NT
ldap ssl = No
server signing = Auto

log file = /var/log/samba/log.master
max log size = 2000

#My public directory
[software]
case sensitive = no
msdfs proxy = no
read only = yes
path = /home/brunomiguel/software/
users = guest
guest ok = Yes

Obrigado pela ajuda.