07 fevereiro 2007

USB WLAN Asus WL-167G no Dapper Drake


Há dias, um amigo meu comprou um USB stick Asus WL-167G para usar no seu portátil com o Dapper Drake. Apesar de constar nas suas especificações técnicas compatibilidade com o Fedora, o usb stick não era "plug & play" no Ubuntu, este não o reconhecia sequer como um dispositivo de rede.

Fiquei a saber que a segunda geração destes usb sticks já não usa o chipset RT2500 da Ralink, mas sim o RT73 e aí estava o problema.

A minha primeira abordagem foi usar o ndiswrapper. Instalei o driver com este utilitário, mas...o resultado foi o mesmo. Se tivesse lido esta página, teria percebido que só no Edgy Eft é que tal funcionaria (entretanto já comprovei isso mesmo).

Após googlar um pouco, acabei por usar este documento, que apesar de não ser especifico para este usb stick, é relativo ao driver RT73 da Ralink. A questão ficou reduzida a identificar correctamente o ID deste dispositivo USB, de forma a incluir o mesmo no ficheiro rtmp_def.h do driver antes do instalar. Para tal basta efectuar um lsusb ou lsusb -v.

No caso deste usb stick a informação a adicionar seria:
#define RT73_USB_DEVICES { \
{USB_DEVICE(0x0b05,0x1723)}, /* Asus WL-167G */ \


Ah...e tudo isto sem reboots mandatórios ;-)

3 comentários:

A que tenho aqui é a Conceptronic C54R, isto é capaz de dar jeito...

Rapaz, to num mato sem cachorro!
comprei um D-Link com esse mesmo chip
segui o mesmo tutorial que você,mas meu dapper trava quando eu ativo o bicho.

To tentando criar uma rede adhoc com meu palm, mas ta dificil. Se você puder me dar uma luz,agradeço.

em todo caso, qualquer coisa, apelo pro edgy (embora meu dapper esteja muito bem configuradinho...seria uma tremenda perda partir pro edgy)

O engraçado é que se eu não ativo a conexão, ele continua mostrando a conexão que eu criei no windows a dias atrás e já apaguei.

Cara...se puder deixar uma forma de contato sua, ficaria grato

humm...Primeiro valida todos os passos indicados naquele howto, mas acima de tudo verifica se as entradas de wifi do ficheiro /etc/network/interfaces estão bem.