02 janeiro 2007

PC-BSD ajudou 2006 a terminar melhor

Exactamente mesmo no último dia do ano, dia 31, saiu a versão 1.3 do PC-BSD. Esta distro é baseada no FreeBSD 6.1, vem com o KDE 3.5.5, instalação gráfica simples e rápida (apenas uns cliques para não cansar o indicador), garante uma facilidade de utilização como nunca existiu e a estabilidade que apenas um UNIX pode fornecer. Instalar novo software? Duplo-clique e já está! Até suporte profissional via email ou telefone está disponível.

Para quem nunca mexeu em BSD, não se assuste, é quase igual a trabalhar com Linux. Para que não haja nenhuma dificuldade em instalar o PC-BSD no PC, está aqui uma visita guiada a uma instalação com screenshots.















Links: PC-BSD Homepage, download.

Categorias:

6 comentários:

Por acaso esta é uma distro de BSD que me agradou bastante quando a experimentei mas não é nenhum debian e o apt-get é insubstituivel para mim. Quem sabe um dia o BSD não se tornará o meu poiso :)

Porra, quase antes de meter o artigo já tás a comentá-lo! Esadof! Isto é que é rapidez! Mas não aprecias a instalação de software que o PC-BSD tem? O tal duplo-clique?

Gosto bastante mas o proprio ubuntu agora também já tem duplo-clique para debs... e ter tudo ali na linha de comandos sabe tão bem... :P

quem vai começar agora com bsd vai ter ainda mais problemas do que com um linux. este não é excepção. parece bonito, facil, mas quando chegar a altura de fazer configuyraçãoes extra é que se mostra a verdade do bicho. para além de que os drivers...

Em relação ao sistema de pacotes,pelo que me lembro, o bsd usa os ports (?) quem usa/usou gentoo sabe o que isso é. para quem não sabe é um apt mais avançado

No verão tive uma má experiência com o FreeBSD 6.1.
Depois de outras com o OpenBSD, quase cheguei a jurar que nunca mais. Mas não há nada como experimentar e como tenho máquinas de sobra, vou experimentar este.
Por enquanto vou dando razão a joão matos.
@braço.

Em relação ao sistema de pacotes,pelo que me lembro, o bsd usa os ports (?) quem usa/usou gentoo sabe o que isso é. para quem não sabe é um apt mais avançado

Não acho que se possa dizer «mais avançado» (estou a comparar com o portage do gentoo porque BSD nunca usei), simplesmente é diferente. Um prima pela compilação (portage) outro usa principalmente binários (apt) se bem que com o apt também se pode compilar mas para isso o portage é mais simples.