10 dezembro 2006

Edgy Eft...um mês depois



Um mês após o upgrade para o Edgy Eft, a estabilidade continua.

As minhas impressões do Edgy após este mês, são as seguintes:

  • Estabilidade, se o Dapper já o era, este não o deixa de ser.
  • O startup/boot mais rápido (uns 15/20 segundos), creio que em virtude do uso UpStart.
  • Noto o Edgy mais rápido, mesmo as aplicações como o Firefox, mas isso também pode ser derivado a ...
  • ... Uma melhor gestão de memória, e noto isso tanto no swaping, ou melhor, no menor uso do swaping, apesar de continuar a usar as mesmas aplicações, como na resposta pronta dos programas, apesar de ter vários abertos e há vários dias.
Verifiquei apenas um pequeno problema com a taxa de refresh do meu monitor, a mesma era baixa e não "permitia" alterações. Após uma olhadela no /etc/X11/xorg.conf, constatei que o monitor não tinha sido bem detectado e os modos de display estavam logo ai limitados.

A solução passou por alterar o xorg.conf (fazer um backup do ficheiro primeiro é sempre bom). Inicialmente usei o dpkg-reconfigure xserver-xorg, mas a coisa não foi muito bem sucedida, por isso fui procurar as características do meu monitor e alterei o ficheiro à unha seguindo de um Ctrl+Alt+BckSpace. De qualquer das formas, nos forums está tudo muito bem explicadinho para quem tiver duvidas.
Categorias:

9 comentários:

Não sou fa do ubuntu, devo admiti-lo. Mas estou a usar um kubuntu neste momento. Estou a usa-lo porque a minha namorada o achou bonito!
O ubuntu para mim não é nem fácil porque não tem um Mandriva Control Center ou um Yast, nem é configurável à unha porque é demasiado automatizado, ou seja, funciona básicamente por detecção. Se detectou perfeito, se não detectou... tens sempre os fóruns carregados de newbies.
Não consigo perceber porquê tanto alarido com esta distro.

Editado á unha tem exactamente a mesma "acessibilidade" que qualquer outra distro de linux, usa exactamente os meus ficheiros de configuração. É debian com tudo o que tem de bom: o excelente sistema de gestão de pacotes, a excelente detecção que foi ainda mais trabalhada pela equipa do ubuntu.

Quanto a essas duas ferramentas não vejo porque seriam necessarias se os respectivos ambientes graficos já têm ferramentas identicas feitas por eles e pre-instaladas no ubuntu.

Discordo de ti quando falastes de estabilidade meu caro amigo.
Nem de longe o Edgy é mais estável que o Dapper.

Se não acreditas, basta conferir o BugList do Edgy do launch-pad.
O Dapper possui a atribuição SLR (Solid like a Rock) =)

Antes que me acusem, eu uso o Edgy. Porque ele possui bibliotecas/softwares mais novos. Muitos ainda em estado beta, mas nada que comprometa a usabilidade, logo é um preço baixo a se pagar por estar bem atualizado.

Mas é isso,

[]'s

Danilo Cesar
http://www.danilocesar.com

Este post refere-se apenas e unicamente ao meu "ambiente de testes", ou seja, o meu pc. Nesse âmbito e apenas nesse âmbito, em termos de estabilidade neste mês de uso do Edgy, não tenho qualquer falha a apontar.

Não pretendi efectuar uma análise detalhada (nem o podia fazer num post) do Edgy Eft Vs Dapper, o meu intuito neste post foi de partilhar a minha experiência pessoal, a qual pode ou não ser igual à de outros utilizadores.

Exceptuando o caso de heimo=crimsontuxer, poderia informar o tipo de hardware que deu problemas?
Monitor / Placa Gráfica?
Obrigado.
Cumprimentos.

Podias ser um pouco mais preciso? Não percebemos bem essa parte do "heimo=crimsontuxer". Deve ter sido da distancia entre os açores e o continente....
Um abraço

A placa gráfica foi bem detectada, mas o monitor não. Ele ficou definido como "generic monitor".

:)
No link para o "explicadinho" o heimo identificou a placa gráfica e monitor. Assim se a configuração fosse igual não valia a pena estar a explicar.
Peço desculpa por algum mal entendido.

Quanto ao post, já não é a 1ª vez que configuro manualmente a resolução e o "refresh", especialmente no caso do "generic monitor" e algumas placas da ATI, por isso é que estava a perguntar. Desta forma quando vir alguém nos foruns ou no chat com alguma problema idêntico, podemos ajudá-los - revelando a "fonte" claro.
@braço.

PS: Este blog é que está muito bem conseguido. ;)

Uso o Edgy desde o dia em que foi lançado oficialmente. Achei o boot e o sistema em geral mais rápido do que o Dapper mas tive alguns problemas com minha tela (meu note tem uma wide), nada que uma configuraçãozinha no xorg.conf não resolvesse.
No mais tudo beleza e 100%.
Eu sou usuário antigo do Linux.. usei o conectiva 2... Já passei pelo SUSE 10.2 e o Fedora Core, no final das contas achei o Ubuntu muito mais útil e fácil no dia a dia. (E Olha que demorei mais de 1 ano pra testar por puro preconceito gerado pelo BOOM Ubuntu)No SUSE tem o Yast que é uma mão na roda... O Fedora pra mim é igual a todo o linux recente. Porque uso o ubuntu? 2 motivos.. Primeiro ele instala em 30 minutos sem traumas, sem trocas de cd, sem reboot... ótimo(O SUSE 10 demorou quase 2 horas) e as atualizações dele são praticamente instantãneas.. o SUSE demora as vezes 30 minutos pra atualizar e o gerenciador de RPM do Yast é lento D+ pro meu gosto, sem contar aquelas diversas opções que não me prestei a tentar entender por pura falta de tempo, atualização oficial, atualização por midias, atualização sei la do que. Sem contar que acho muito mais fácil encontrar aplicativos .deb do que .rpm por ai.
Mas são opniões e só isso. Ainda vejo o SUSE como a melhor opção pra empresas e o Ubuntu é a melhor opção pra mim!