26 outubro 2006

Edgy Eft ainda quentinho!

Não é novidade nenhuma, mas o ubuntu 6.10 está já disponível para download. Ao saltar de blog em blog, raro é aquele que não traz um artigo que fale da saída desta nova versão da Ubuntu. Por isso vou tentar ser um pouco mais útil na informação. Sobre as novidades, este artigo do LedStyle está muito bom e explícito. Mas concerteza o que o pessoal quer é o cd na mão! Quanto ao enviar para casa, o famoso shipit, tá mau! Só há para a versão 6.06, a Dapper Drake. Por isso, resta fazer o download ou pedir a um colega que lhe faça uma cópia. Por mim, não há problema! Quem quiser e ande por Lisboa, dê um toque.

Quanto aos downloads, andei lá pelas páginas do ubuntu e acho aquilo um pouco confuso, em especial para quem não queira a .iso e prefira o torrent, ou se puxa a versão desktop ou a alternate ou para que servem as duas! Nem toda a gente fala estrangeiro, né? E devo frisar que existe mais versões para além do Ubuntu, como o Kubuntu que vem com o KDE , Edubuntu para a miudagem e até para escolas, e o Xubuntu que vem com o ambiente XFCE, o que torna esta versão bem mais leve para usar em PCs menos potentes.
As opções install ou alternate, são para casos mais especificos e são logo para instalar. Quanto às opções live ou desktop, são livecds que posteriormente dão para instalar, caso o utilizador o queira. Todas as opções podem ser puxadas directamente para um qualquer gestor de downloads, ou via torrent que é bem mais rápido! Pelo menos eu estou a fazer o download via torrent.

Quanto ao que interessa, links:
  • Ubuntu (desktop e alternate, iso e torrent)
  • Kubuntu (desktop e alternate, iso e torrent)
  • Edubuntu (live e install, iso e torrent)
  • Xubuntu (desktop e alternate, iso e torrent)
Há outros mirrors com tráfego nacional como o darkstar, para quem o desejar, mas apenas tem o Ubuntu.

5 comentários:

muitooo bom
ja estou baixando o iso =D

Desculpa lá que eu te diga mas deves ter uns torrents geniais que batem os meus 400kps quando saco directamente do darkstar LOL :P

Quais as velocidades que tens a puxar o kubuntu ou xubuntu do darkstar?
:P

sudo apt-get install kubuntu-desktop LOL :P

Kubuntu-desktop em Debian??? LOL
Quanto muito sudo apt-get install kde-core (ou parecido).